top of page

Nossa História

foto normal sind.jpg

Como Surgiram os Sindicatos no Brasil?

A história de formação dos sindicatos no Brasil é influenciada pela migração de trabalhadores vindos da Europa para trabalhar no país. No final do século XIX, a economia brasileira sofre uma grande transformação, marcada pela abolição da escravatura e a Proclamação da República.

Neste momento, a economia brasileira deixa de se concentrar na produção de café e cede espaço para as atividades manufatureiras, surgidas nos centros urbanos e no litoral brasileiro. A abolição da escravidão, substituída pelo trabalho assalariado, atrai um grande número de imigrantes vindos da Europa, que ao chegar se depararam com uma sociedade que oferecia pouquíssimos direitos aos trabalhadores, ainda marcada pelo sistema escravocrata.

Estes novos trabalhadores possuíam experiência de trabalho assalariado e relativos direitos trabalhistas já conquistados em seu antigo país. Assim, rapidamente essas pessoas começaram a formar organizações.

As primeiras formas de organização foram as sociedades de auxílio-mútuo e de socorro, que objetivavam auxiliar materialmente os operários em períodos mais difíceis. Em seguida, são criadas as Uniões Operárias, que com o advento da indústria passam a se organizar de acordo com seus diferentes ramos de atividade. Surgia assim o movimento sindical no Brasil.

E foi assim que tudo começou...

Em 1995 foi desmembrado do Sindicato dos minérios, para ser fundado o Sindicato dos frentistas.

Nessa ocasião os Srs. Marcos Vitor e Carlos Henrique (Cacau) que já eram da categoria, foram convidados a compor aquela distinta diretoria. Desde então, ambos vem lutando em busca de melhorias, e lá se vão mais de 20 anos de dedicação.

Porém foi só em 2001 que surgiu a oportunidade do Marcos Vitor a se candidatar a presidente da entidade cargo que ele ocupa até hoje.

Ficando definidos assim os pilares do Sindicato.

Encabeçando na presidência o Sr. Marcos Vitor de Oliveira, o Sr. Carlos Henrique Nunes Ribeiro como tesoureiro e o Sr. Geremias de Oliveira como secretário.

Além dos demais diretores suplentes, conta também com uma equipe altamente capacitada, com grande competência profissional.

Após filiar-se a Federação Estadual, Federação Nacional, Força Sindical e CNTC o movimento ganhou força e reconhecimento, e ao longo dessa jornada, foram conquistados inúmeros avanços em convenções coletivas e diversos benefícios que hoje o trabalhador pode usufruir no sindicato.

Mais isso só foi possível, com a união de todos, que se colocaram a frente do movimento, transformando o Sindicato dos frentistas de Piracicaba e região, em um instrumento de luta em busca dos direitos da classe trabalhadora.

mv.jpg

Presidente : Marcos Vitor de Oliveira

bottom of page